Olá! Antes de acessar seus resultados participe da nossa pesquisa de satisfação e concorra ao sorteio de brindes !
Médicos e Convênios
Resultados para Médicos/Convênios
Pacientes com Identificação
Resultados para Clientes com protocolo de identificação e senha
Pacientes com Chave
Resultados para Clientes com acesso por CHAVE
OBS: No campo chave digite seu CPF
Saúde é um conceito amplo que vai muito além da simples ausência de doenças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde envolve múltiplas dimensões que impactam diretamente na qualidade de vida de um indivíduo, aliando o bem-estar físico, mental e social.
Partindo desse conceito, há 4 pilares que determinam como está sua saúde. São eles a alimentação, os exercícios físicos, o sono e a saúde mental.
1. Alimentação
É comprovado pela ciência que a alimentação é um grande determinante da qualidade de vida de um indivíduo. A célebre frase de Hipócrates, considerado o pai da medicina, deixa claro essa profunda relação “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.
Uma alimentação rica e balanceada é essencial para o bom funcionamento do organismo. Consumir uma variedade de alimentos que proporcionem todos os nutrientes necessários ajuda a evitar deficiências, melhorar o humor, promover disposição e a boa saúde.
Dicas para uma alimentação saudável:
2. Exercícios Físicos
A prática de exercícios físicos contribui significativamente para a saúde cardiovascular, muscular e mental. A atividade física regular ajuda a manter o peso adequado, a prevenir doenças crônicas e a melhorar o humor.
Como começar a se exercitar
A OMS recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana.
3. Sono de Qualidade
Dormir bem é fundamental para a regeneração do corpo e da mente. O sono adequado influencia diretamente na disposição, no humor e na capacidade cognitiva.
Durante o sono, o corpo produz hormônios como o cortisol e a melatonina, que são responsáveis pela reparação de células e tecidos. Além disso, estudos mostram que dormir bem ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido, aumentando a capacidade de combater infecções e doenças.
O sono insuficiente está associado a um maior risco de obesidade, pois desequilibra os hormônios relacionados ao apetite, como a leptina e a grelina, levando a um maior consumo de calorias.
Para dormir melhor, os profissionais da saúde indicam praticar a higiene do sono, que nada mais é que um conjunto de hábitos e práticas que visam melhorar a qualidade e a quantidade de sono:
4. Saúde Mental
Cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo sofrem com transtornos psicológicos. E só no Brasil, cerca de 62% da população sente altos níveis de ansiedade, de acordo com o pesquisa realizada pela startup de saúde, Guia da Alma.
Além do bem estar óbvio advindo da boa saúde mental, controlar esse fator implica diretamente na saúde física. Os problemas físicos causados por sofrimento emocional, também conhecido como doenças psicossomáticas, são cada vez mais comuns.
Monitorando a Saúde com Exames Laboratoriais
Para ter uma visão mais realista de como está o funcionamento do seu corpo e a sua saúde, é essencial realizar exames laboratoriais regularmente. O Laborvida está pronto para realizar esses exames de maneira segura e confiável, oferecendo resultados precisos para apoiar o diagnóstico médico e contribuir para a sua saúde integral.