CONECTE-SE
  
14390993_1200293056710523_5391608416014741240_n

Vacinação contra o HPV

Vacinação contra o HPV – Ajude seu filho a se prevenir e viver uma vida saudável e feliz!!

O Governo Federal, o Ministério da Saúde e o SUS reforçam a importância da vacinação contra o HPV. Este ano, a campanha quer mostrar o papel dos pais e responsáveis na proteção do futuro das meninas. A vacina é segura, eficaz e a principal forma de prevenção contra 4 tipos do HPV (6, 11, 16, 18). Essa imunização ajuda a prevenir o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no país.

A partir deste ano, serão apenas duas doses da vacina, sendo que a segunda acontece 6 meses após a primeira aplicação. Toda menina deve verificar se haverá a vacinação na escola ou procurar uma Unidade de Saúde do SUS. Vale lembrar que não basta tomar apenas a primeira dose. Para a prevenção acontecer, é preciso tomar as duas doses.

É importante ressaltar que o esquema de 3 doses (0, 2 e 6 meses) permanece para todas as meninas e mulheres de 9 a 26 anos vivendo com HIV.

O QUE É O HPV?

O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, podendo causar verrugas ou lesões percursoras de câncer, como o câncer de colo de útero, garganta ou ânus. O nome HPV é uma sigla inglesa para “Papiloma vírus humano” e cada tipo de HPV pode causar verrugas em diferentes partes do corpo. O HPV é um vírus que se transmite no contato pele com pele, por isso pode ser considerado uma doença sexualmente transmissível.

Todas as pessoas que tenham uma vida sexual ativa estão em risco de entrar em contato com algum dos tipos de HPV. Mas existem alguns fatores de risco aumentam a chance desse contato ocorrer:

  • Sexo sem proteção
  • Vida sexual precoce
  • Múltiplos parceiros
  • Não fazer exames de rotina
  • Queda do sistema imunológico
  • Presença de outras doenças sexualmente transmissíveis

PROTEJA O FUTURO DOS SEUS FILHOS!